✔️ Informações revisadas e atualizadas em dezembro de 2023 por Eduardo López
Embora muitos de nós não gostemos da ideia de ter que usar a estatística e a matemática, por meio delas podemos realizar cálculos de grande valor na tomada de decisões. Um exemplo perfeito encontra-se no desvio padrão, um dos indicadores estatísticos mais utilizados.
Aqui, vamos lhe contar tudo o que você precisa saber e como você deve aplicá-lo ao mundo financeiro. O melhor de tudo é que o tornaremos muito simples.
➡A definição de desvio padrão✨
Podemos definir o desvio padrão como um indicador que permite ver o quão dispersa uma determinada variável está. De acordo com os preceitos matemáticos, o padrão ou desvio padrão é sempre igual ou maior que zero, não há desvio menor.
No mundo das estatísticas, o desvio padrão permite saber o quão volátil e disperso foi o estudo realizado. Assim, podemos garantir a confiabilidade dos cálculos e da amostra, bem como revelar se ela é confiável e útil para os fins do estudo em questão.
➡ Qual é o desvio padrão para? ✨
Embora possa ser um pouco complexo de entender, o desvio padrão é muito importante, pois permite entender a dispersão dos dados. E é que dados muito dispersos podem ser inúteis, por exemplo, para um estudo ou muito díspares afetando as conclusões.
Outro uso do desvio padrão é usá-lo como uma forma de criar um valor de referência que nos permitirá estimar o quanto a análise irá variar. Vale lembrar que quanto mais dispersos os dados, maior é o desvio padrão e mais complexo é para tirar conclusões precisas.
➡Como é obtido? ✨
A maneira mais rápida de calcular o desvio padrão é fazê-lo como se fosse uma média, ou seja, pegando os valores dos desvios e assim fazendo o cálculo da média, que seria o desvio padrão.
Outra opção é usar fórmulas matemáticas. A primeira é elevar ao quadrado os dados de desvio para dividi-los pelo desvio total para obter sua raiz quadrada. Embora a maneira mais simples seja a primeira, pegue todos os valores de desvio, some-os e divida-os pelo total de dados para obter uma média.
➡Como podemos usar o desvio padrão? ✨
Embora o desvio padrão não seja amplamente utilizado no segmento financeiro, é muito útil para fazer cálculos estatísticos. Isso ocorre porque o desvio padrão é um indicador muito útil para saber o quão confiáveis são os valores centrais.
Por exemplo, se você tiver dados muito dispersos em seu estudo, os dados centrais provavelmente não serão confiáveis; por outro lado, se forem mais homogêneos, os dados serão mais sólidos. Assim, você saberá se aquele estudo foi o adequado e se os dados obtidos lhe serão úteis.