Divergências CCI

Divergências CCI

✔️ Informações revisadas e atualizadas em junho de 2024 por Eduardo López

Indicadores técnicos como o CCI são uma das ferramentas fundamentais na realização de análises do mercado bolsista, uma vez que permitem estudar a evolução futura dos preços de um ativo financeiro. Com isso podemos interpretar melhor se os preços de um ativo estão em situação de sobrecompra ou sobrevenda, e isso para tomar uma decisão melhor na hora de investir.

A seguir, você aprenderá mais sobre um dos indicadores mais versáteis quando se trata de identificar novas tendências. Torne-se um especialista implementando ferramentas de análise para tomar decisões mais precisas e eficazes.

O que é o CCI?

Donald Lambert foi responsável pelo desenvolvimento do Commodity Channel Index (CCI), um indicador popular usado para identificar novas tendências no mercado. ou avisar sobre possíveis condições extremas. Lambert desenvolveu originalmente este indicador para identificar certas viradas ou mudanças cíclicas nos preços das commodities, no entanto, ele também pode ser aplicado na análise de índices de ações, como pares de moedas, ações e outros ativos financeiros.

Em suma, o CCI é responsável por medir o nível de preço atual de acordo com o nível de preço médio durante um determinado período de tempo.. Este indicador é relativamente alto quando os preços no mercado estão bem acima de sua média e é relativamente baixo quando os preços estão bem abaixo de sua média. Assim, o CCI pode ser implementado para identificar condições de sobrecompra e sobrevenda.

CCI

Como é calculado?

Normalmente, para exemplificar a fórmula, 20 períodos são normalmente usados ​​como o valor padrão, no entanto, você pode usar qualquer outro. O número de períodos CCI também é usado para calcular a média móvel simples e o Desvio Médio.

A fórmula é:
CCI = (Preço Típico - Média Móvel Simples de 20 períodos do preço típico) / (0.015 x Desvio Médio)
Onde:
Preço Típico (TP) = (Preço Mínimo + Preço de Fechamento) / 3
Constante = 0.015

Para calcular o Desvio Médio, você pode seguir as seguintes quatro etapas:

  1. Obtenha a média do preço típico dos 20 períodos mais recentes do preço típico de cada período.
  2. Calcule o valor absoluto de tais números.
  3. Adicione os valores absolutos.
  4. Divida o total pelo número de períodos.

Por que você deve usar este indicador?

  • O CCI é considerado um indicador de momentum incrivelmente versátil, que pode ser usado para identificar potenciais reversões de tendência ou condições de sobrecompra e sobrevenda.
  • O indicador pode entrar em uma zona de sobrecompra ou sobrevenda quando atinge um valor extremo relativo. O que muitas vezes depende das características do ativo financeiro que está sendo analisado.
  • Independentemente de como o CCI é usado, os especialistas devem usá-lo em conjunto com outros indicadores e ferramentas de análise de mercado.
  • Outros osciladores, como OBV ou Linha de Acumulação / Distribuição, podem agregar valor aos sinais gerados como resultado do CCI.
  • Quando o CCI cruza o limite entre 0 e 100, as mudanças de tendência podem ser identificadas.
CCI

Eduardo lopez

Editor e Copywriter

Eu sou Eduardo López Martínez, nasci em Madrid, Espanha e tenho 48 anos. Sou jornalista e faço parte da equipe Brokersdeforexconfiables.com. Quer saber um pouco mais sobre mim? Convido você a ler minha biografia.

Veja as publicações de Eduardo López

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *