✔️ Informações revisadas e atualizadas em dezembro de 2023 por Eduardo López
Determinar o movimento de um ativo e sua tendência é muito importante para saber se vale a pena comprar, vender ou manter posições. Aqui vamos falar sobre a facilidade de movimentação, um indicador que pode ajudar a determinar a movimentação de ativos com baixo volume de transações.
✨ Como é determinada a facilidade de movimento?
Para determinar a facilidade de movimento, É necessário realizar um cálculo para o qual são necessários os seguintes dados: máximos, mínimos, véspera do máximo e mínimo e o volume. O mais comum é que a mesma plataforma de Negociação fornece esse indicador já calculado.
✨ Para que serve o indicador?
Uma das grandes vantagens deste indicador é o fato de É muito útil para ativos que não têm grandes volumes de transações. Isso o torna ideal para criptomoedas alternativas, por exemplo, ou ações não tão populares.
Quando o indicador de facilidade de movimento nos mostra um valor positivo, estamos diante de uma alta de preços, enquanto, se for negativo, estamos diante de uma queda. Dessa forma, podemos saber se o mercado estará voltado para baixo ou para cima.
✨ Como podemos aproveitar a facilidade de movimento?
Para quem é investidor e busca conhecer a evolução dos preços de ativos com baixo volume de transações, sem dúvida esse indicador é uma boa opção. Você poderá saber se a tendência é de baixa ou alta, apesar de ter dados limitados.
Dessa forma, você terá a capacidade de tomar muitas decisões melhores, como manter suas posições, comprar ou vender. Tudo isso se traduz em ações muito mais precisas, menos riscos e melhores resultados. Além disso, entendê-lo não é tão difícil quanto parece, basta olhar para o indicador, se ele é negativo ou positivo.