✔️ Informações revisadas e atualizadas em dezembro de 2023 por Eduardo López
Indicadores técnicos como a média móvel adaptativa são muito bons para apoiar, confirmar e prever movimentos de preços. Especialmente para traders, que precisam traçar estratégias para fazer seus investimentos funcionarem perfeitamente.
Assim, com a ajuda desses indicadores, os comerciantes podem identificar tendências e sinais dentro do mercado. Um indicador antecedente pode prever os movimentos futuros dos preços, enquanto um indicador atrasado analisa as tendências anteriores.
O trader deve usar seu conhecimento e senso de risco para decidir qual é o indicador de negociação que melhor se adapta às suas estratégias. Lembre-se de que os indicadores costumam funcionar melhor quando combinados.
Hoje falaremos sobre o indicador de média móvel adaptativa, um dos indicadores que tem evoluído ao longo do tempo e é amplamente utilizado pelos operadores de negociação, pois visa fornecer respostas para todos os seus problemas.
➡ Definição do indicador de média móvel adaptativa
Este indicador combina as vantagens de médias móveis lentas e rápidas. Foi desenvolvido por Perry Kaufman e descrito em seu livro "Smarter Trading".
Seu movimento é mais rápido quando o mercado tende a oferecer sinais com velocidade.
Por outro lado, tem um movimento mais lento quando o mercado está em banda de flutuação, para filtrar o ruído. Este indicador usa duas constantes de suavização, “SC Fast” e “SC Slow”.
➡ Para que serve a média móvel adaptativa?
O indicador de média móvel adaptativa usado para construir uma média móvel com sensibilidade ao ruído na série de preços, e é caracterizado por um atraso mínimo na detecção de uma tendência.
Uma das desvantagens dos algoritmos de série de preços é que alguns aumentos acidentais de preços podem levar a sinais falsos sobre o surgimento da tendência. Além disso, a suavização tem um longo atraso de sinal sobre a parada ou curva da tendência.
➡Como é obtido?
A média móvel adaptativa começa a partir de uma média móvel exponencial, em que seu cálculo tem mais peso nos dados recentes para que você possa dar resultados mais rápidos às mudanças recentes.
Sua fórmula é a seguinte: KAMA (Atual) = KAMA anterior + SC * (Preço-KAMA anterior)
O autor Perry Kaufman, decidiu substituir o peso variável por uma constante que se baseia no princípio da eficiência. Isso com o objetivo de medir a força de uma tendência dentro de um determinado período de tempo.
Para encontrar esse princípio corretamente, você deve primeiro obter o Índice de Eficiência, que é a variação de preço ajustada pela volatilidade diária.
Para a obtenção da média, é utilizada uma constante de suavização, para suavizar o Índice de Eficiência. Normalmente, o período da média móvel e da média móvel lenta é mantido constante, e apenas a média móvel rápida varia.
➡Qual é a interpretação?
Um sinal de alta é obtido quando o indicador de média móvel adaptativa aumenta. Pelo contrário, um sinal de baixa é obtido quando o indicador desce.