✔️ Informações revisadas e atualizadas em dezembro de 2023 por Eduardo López
Os indicadores são usados para determinar a velocidade com que o preço de um ativo pode mudar no mercado. O Chande Inertia Oscillator é um dos indicadores técnicos criados com o objetivo de detectar variações nas tendências de alta ou de baixa no mundo da negociação.
Muitos deles são complementares a outros indicadores e ferramentas essenciais que oferecem suporte à negociação de criptomoedas. Eles também são usados para encontrar pontos de alta probabilidade onde o preço pode mudar de direção. Eles medem a força que existe entre os movimentos de preços atuais em relação aos períodos anteriores.
➡Definição do oscilador de inércia de Chande✨
Este indicador foi inventado por Tushar Chande, que o apresentou em seu livro "The New Technical Trader" em 1994. Este oscilador é semelhante a outros indicadores, como o Stochastic Oscillator e o Relative Strength Index.
O oscilador de inércia Chande mede o momentum em períodos de alta e baixa, atingindo níveis de sobrevenda e sobrecompra com alta frequência. O indicador está entre +100 e -100.
Sendo um oscilador de momentum, ele também pertence ao mesmo grupo de indicadores como ROC, RSI, Stochastic Oscillator, Williams% R e CCI. Todos são projetados para medir a taxa de variação nas séries de preços.
➡ Para que serve? ✨
Os comerciantes usam o oscilador de inércia Chande para encontrar divergências positivas e negativas entre o indicador e o preço do ativo.
Uma divergência negativa surge se o preço subjacente está tendendo para cima, fazendo com que o oscilador Chande se mova para baixo. Ao contrário, uma divergência positiva ocorre quando o preço diminui e, neste caso, o oscilador aumenta.
Isto é, uma divergência de alta é obtida quando a curva de preço atinge uma nova mínima, desde que o indicador continue acima do mínimo. E uma divergência de baixa é obtida quando a curva de preços atinge uma nova máxima, enquanto o indicador permanece abaixo de seu máximo.
Além disso, o indicador pode ser usado como um sinal de confirmação quando cruza acima ou abaixo de 0.
➡Como é obtido? ✨
O Chande Oscillator of Inertia é obtido calculando a diferença entre a soma de todos os novos ganhos e a soma de todas as novas perdas no mercado que foi analisado, e dividindo esse resultado pela soma de todos os movimentos de preços desse período.
Quando o indicador é maior que +50, há uma sobrecompra, e quando o indicador é menor que -50, há uma sobrevenda. Pode ser suavizado por uma média móvel, como no caso de um RSI. É possível usar este indicador com duas médias móveis que serão os pontos de entrada e saída das interseções.
Caso contrário, é possível intervir neste indicador desenhando linhas de suporte e resistência. A força também pode ser medida usando o oscilador Chande, quanto maior o oscilador, mais forte é a tendência e vice-versa.