✔️ Informações revisadas e atualizadas em novembro de 2023 por Eduardo López
Segundo especialistas, a liquidez é um dos pontos mais importantes quando se trata de operar em plataformas de criptomoeda. Isso ocorre porque a liquidez está intimamente relacionada ao desempenho do nosso dinheiro e às oportunidades de investimento.
Para que você não seja afetado pela falta de liquidez interna, como investidor, ou externo no mercado ou na plataforma, preparamos este post. Aqui, vamos dizer quais são os 4 problemas de liquidez mais comuns na negociação. Desta forma, você estará pronto para resolver essas situações.
✨Opere em várias plataformas ao mesmo tempo
Um dos problemas de liquidez mais comuns entre os Traders é negociar em várias plataformas de negociação simultaneamente. Embora isso seja comum, uma vez que nem todas as plataformas têm todas as criptomoedas, é algo que podemos controlar.
Há especialistas que mencionam que, por exemplo, negociar apenas em uma plataforma pode lhe dar $ 100 de liquidez, enquanto a diversificação pode fazer com que você perca até 70% dessa liquidez. Por isso, recomendam muito cuidado com o número de corretoras em que atuam.
✨ Plataformas muito pequenas
Houve casos em que só encontramos certas criptomoedas disponíveis em pequenas plataformas para operar. Isso pode representar um grande risco para a liquidez, pois esses tipos de plataformas tendem a ser caracterizados por terem muito poucos usuários. Ter poucos usuários é ter poucas operações e também pouca lucratividade.
É por isso que operar em uma plataforma de negociação muito pequena pode levar a problemas de liquidez, especialmente se ela não tiver grandes volumes de operações.. É importante avaliar o tamanho da plataforma e as criptomoedas que procuramos para determinar se realmente vale a pena correr esse risco, especialmente spreads altos.
✨ Plataformas muito grandes
Embora você não acredite, grandes plataformas também podem enfrentar esse tipo de situação, pois um grande volume simultâneo de operações pode deixá-las sem liquidez. Embora existam algumas plataformas que oferecem liquidez fixa, na realidade isso só acontece em algumas criptomoedas como o Bitcoin.
Para evitar problemas de liquidez, principalmente na venda de criptomoedas com baixo volume de transações, é feito em pequenos pacotes. Desta forma, evitará a falta de liquidez ou os problemas que a corretora pode gerar por não ter um volume suficiente de transações.
✨Criptomoedas ICO
As criptomoedas lançadas em ICOs são outro dos tipos mais comuns de problemas de liquidez. Por quê? Por serem desconhecidas ou novas, as criptomoedas dificilmente terão um grande volume de transações, ou seja, quase ninguém vai querer comprá-las, o que deixará você com seus tokens e nenhum comprador.
Muitos especialistas sugerem que, quando há falta de liquidez porque ninguém quer comprar seus tokens da OIC, é melhor esperar. Deixar seus tokens em sua carteira irá ajudá-los a ganhar valor até que a nova criptomoeda seja listada em plataformas com maior volume de demanda.