✔️ Informações revisadas e atualizadas em dezembro de 2023 por Eduardo López
Ao contrário da matemática básica, em que falamos em termos simples, no mundo do comércio isso pode mudar radicalmente. É por isso que aqui vamos falar sobre o ponto básico, um termo um tanto complexo que, sem dúvida, você deve saber para operar de forma mais inteligente.
➡✨ Como definimos o ponto básico?
O ponto básico é melhor definido como a unidade mínima de variação de um tipo. Este ponto básico está relacionado ao Pip, termo usado no Forex que representa a diferença de preço no Spread de um ativo.
O ponto básico é usado para um grande número de variações de todos os tipos, por exemplo, taxa de juros, taxa de câmbio ou taxa de principal. É por isso que é provável que você o encontre em um grande número de mercados e também em um grande número de ativos.
➡✨Referências dos tipos no mercado
Dentro do mercado e das taxas, não falamos de percentagens, mas sim de pontos básicos, visto que este é o termo utilizado para designar isso.. Se houver uma variação entre 2% e 2.5%, por exemplo, a diferença de 0.5 não é expressa como 0.5%, mas como 50 pontos básicos.
Então, se você vir que eles falam de variações de 20, 30 ou 56 pontos básicos ou pontos básicos, então você entenderá o motivo desta expressão. A forma como essas mudanças são expressas é em pontos básicos, não há outro termo ou forma.