Os 10 melhores livros de investimento e finanças

✔️ Informações revisadas e atualizadas em junho de 2024 por Eduardo López

O mundo dos investimentos é um setor extremamente competitivo e muito difícil de dominar, então se você é iniciante, de forma alguma deve pensar em entrar nesse mundo sem nenhum tipo de referência. Por isso, hoje falamos sobre os grandes livros financeiros que lhe permitirão iniciar sua trajetória no mundo dos investimentos e das finanças.

Introdução aos Livros de Investimento

Se você tem interesse em aprender com os melhores livros sobre negócios e finanças, é importante que você tenha um guia e, acima de tudo, saiba qual é o escopo de conhecimento que você pode obter nos livros didáticos.

Os livros sobre finanças irão fornecer-lhe conhecimentos, incluindo ferramentas práticas que lhe permitirão melhorar as suas finanças pessoais, tomar decisões adequadas, pesquisar a fundo os investimentos que irá fazer e, acima de tudo, compreender o mundo financeiro em geral para tomar as melhores decisões.

Como parte da educação sobre investimentos, é fundamental entender que todos esses benefícios virão no longo prazo e esses livros vão te ajudar a esquecer para sempre a ideia que normalmente temos, de ficar rico da noite para o dia graças aos investimentos.

Por que ler livros sobre investimentos e finanças?

Ler livros sobre investimentos e finanças é uma prática que vai te ajudar a entender os conceitos básicos, contando com os maiores especialistas do mundo das finanças, para entender o que são ações, fundos de investimento, títulos e, principalmente, saber diferenciar os diferentes tipos de ativos considerando o risco e antecipando o retorno de cada um de seus investimentos.

Desta forma, poderá criar uma estratégia de investimento baseada nas suas capacidades económicas, focando-se principalmente na tomada de decisões que tragam maiores dividendos e, sobretudo, adaptar esse conhecimento ao seu estilo de investimento.

Os 10 melhores livros de investimento

Agora que você já sabe tudo o que vai aprender com os mais aclamados livros de ações e investimentos, vamos ao Top, onde com certeza você encontrará um excelente caminho por onde começar.

1. O Lobo de Wall Street

Este livro é uma verdadeira referência, pois é conhecido mundialmente graças ao filme lançado com o mesmo nome. Tornou-se um dos livros essenciais sobre investimentos.

Embora não gire em torno de conhecimento técnico, você aprenderá com um dos investidores mais famosos do mundo, Jordan Belfort, que escreveu este livro em 2007, contando sua trajetória para o sucesso como corretor de Wall Street.

Embora Jordan Belfort tenha se tornado um anti-herói do mundo dos investimentos principalmente devido às suas práticas ilegais, fraudulentas, engano aos investidores e outras práticas antiéticas, é um bom parâmetro a considerar e evitar cair neste tipo de comportamento.

2. O quadrante do fluxo de dinheiro

Continuando com a nossa lista de livros de investimento recomendados, não podemos perder um dos autores mais importantes em termos de finanças pessoais, Robert Kiyosaki.

Talvez este não seja o seu livro mais conhecido (falaremos do mais importante mais tarde), no entanto, é um excelente texto que lhe permitirá aprofundar conhecimentos reconhecidos como padrões no mundo dos investimentos, incluindo a possibilidade de gerar ativos e começando a criar riqueza.

O melhor de tudo é que este livro implementa atividades que podem ser realizadas por qualquer pessoa, mesmo sem capacidade de investimento, começando como empregado, passando para o trabalho autônomo, até se tornar empresário e, finalmente, investidor.

3. Pensando, rápido e lento

Este texto de Daniel Kahneman não é um livro técnico sobre finanças, mas o autor é ganhador do Prêmio Nobel de Economia.

Embora você não encontre nele teorias econômicas complexas, aprenderá como funciona o pensamento humano e, acima de tudo, como os preconceitos cognitivos podem nos influenciar a tomar decisões financeiras erradas.

Este livro o ajudará a compreender o pensamento humano e a evitar tomar decisões baseadas apenas na emoção.

4. Uma caminhada aleatória por Wall Street

Este é um dos melhores livros de Wall Street, no qual Burton Malkiel lhe ensinará a teoria do mercado eficiente, um método que lhe permitirá tomar decisões financeiras informadas, adquirindo informações sobre diferentes classes de ativos e gerenciando seu portfólio para que você pode escolher o melhor a longo prazo.

5. O livrinho que vence o mercado

Continuando com nossos principais livros de investimentos recomendados, este texto escrito por Joel Greenblatt irá ajudá-lo a aprender uma estratégia conhecida como “fórmula mágica”, que permitirá encontrar as ações com maior potencial de crescimento, com foco em empresas com alto potencial de crescimento. crescimento, a preços extremamente competitivos.

Longe de uma retórica difícil de entender e de métricas cheias de detalhes técnicos, este livro vai te ensinar como escolher as ações certas, com base em critérios simples e fáceis de aplicar.

6. Um passo à frente de Wall Street

Este livro escrito por Peter Lynch é um dos melhores livros de Wall Street, porque nele você aprenderá com um dos melhores gestores de fundos de investimento, adquirindo conselhos práticos de sua experiência, que lhe permitirão identificar as oportunidades de investimento mais atraentes. aprender a avaliar empresas com maior potencial de crescimento.

7. O investidor inteligente

Este é um dos grandes livros financeiros, um dos mais incríveis clássicos escritos por Benjamin Graham, onde você irá adquirir as ferramentas fundamentais para entender o que dá valor às ações e, acima de tudo, criar suas próprias estratégias para minimizar o risco.

8. Pai rico, pai pobre

Já havíamos conversado sobre Robert Kiyosaki, e este é o livro de finanças pessoais para iniciantes por excelência, onde através da própria história do autor, você aprenderá como trocar seu chip e começar a pensar como um verdadeiro criador de riqueza.

9. Grande demais para falhar

É claro que nem tudo no mundo dos investimentos é lucro, e neste livro você aprenderá o que levou Wall Street a cair na crise financeira de 2008.

10. Pôquer do Mentiroso

Terminaremos nossa lista de livros essenciais sobre investimentos, com um dos melhores livros de Wall Street, escrito por Michael Lewis, e publicado em 1989, onde você aprenderá como era viver em Wall Street, na época de sua maior boom.

Conclusões e aprendizados sobre o mundo dos investimentos

Com esta lista de livros você pode aprender aspectos como:

  • Noções básicas de investimento.
  • Estratégias de investimento.
  • Diversificação do seu portfólio.
  • Gerenciamento de riscos.
  • Psicologia humana para entender os investimentos.
  • Análise financeira altamente complexa.
  • Planejamento a longo prazo.

Com esses livros você adquirirá o aprendizado básico, aprendendo as habilidades necessárias para entrar no mundo dos investimentos. Se você gosta desse tipo de lista, em uma edição futura falaremos sobre as cinco melhores carteiras de negociação.

Você pode estar interessado:

Eduardo lopez

Editor e Copywriter

Eu sou Eduardo López Martínez, nasci em Madrid, Espanha e tenho 48 anos. Sou jornalista e faço parte da equipe Brokersdeforexconfiables.com. Quer saber um pouco mais sobre mim? Convido você a ler minha biografia.

Veja as publicações de Eduardo López

Deixar uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *