✔️ Informações revisadas e atualizadas em dezembro de 2023 por Eduardo López
O volume é um dos indicadores mais importantes na escolha do ativo em que investir, pois mostra o quão popular ele se tornou para os investidores. Aqui falaremos sobre esse indicador e o que você deve saber para aproveitar todo o potencial de seus investimentos.
✨➡ Em que consiste o volume?
A melhor maneira de definir esse indicador é como o número de títulos de um ativo que são negociados em um mercado por um período de tempo. Em suma, o número de transações feitas em relação a um ativo em uma semana, um mês, um dia, etc.
Quanto maior o volume de transações, mais popular é o ativo, o que significa que há mais pessoas operando nele e mais plataformas disponíveis para realizá-lo. Também influencia a liquidez do mercado e os preços.
✨➡Onde podemos encontrar o volume?
A maioria das plataformas de negociação nos oferece essas informações de forma rápida e padrão, o que nos permite consultá-las com muito mais rapidez. Você também pode pesquisá-lo no Google, graças ao fato de que dados como volume são muito procurados por mercados e analistas.
✨➡ Sua importância
O volume pode nos dar uma ideia do sentimento do investidor, da tendência do mercado e da situação do mercado. Por isso, prestar atenção a esse indicador é muito importante para saber se é hora de comprar ou vender nossos ativos.
Lembre-se de que o volume também pode afetar os preços, causando movimentos tanto de alta quanto de baixa. O que mais, está relacionado a outros tipos de indicadores, por isso é sempre bom levá-lo em consideração ao avaliar um ativo, já que às vezes é melhor ir para um volume alto e outras, para um volume mais baixo.